Classificação


Classificar a surdocegueira é um procedimento formal que tem como utilidade definir qual o programa, recurso e método educacional que será utilizado neste sujeito. Não é relevante o tipo e a intensidade das perdas para se classificar a surdocegueira, porém é de extrema importância à funcionalidade das pessoas com esta deficiência e o período correspondente ao surgimento. 

SURDOCEGO PRÉ-LINGÜÍSTICO

Crianças que nascem surdacegas ou adquirem a surdocegueira em tenra idade, antes da aquisição de uma língua.
A criança surdacega pré-linguística apresenta graves perdas visuais e auditivas, não adquire uma imagem real do mundo em que vive; não pode aprender de imediata com as pessoas com as quais convive, ou que estas fazem ou falam, provavelmente não saberá que tem ao seu redor, o que se passa e nem se quer sabe que faz parte do mundo. Sua vida pode ser um caos, se não houver intervenção, precisamos proporcionar a informação necessária de forma que algo tenha sentido para ela. Sem intervenção é provável que seu mundo seja seu próprio corpo, nada existe fora de si mesmo, não há razão para explora e comunicar-se ( Grupo Brasil - Apascide, 2001).

SURDOCEGO PÓS-LINGÜÍSTICO

Crianças, jovens ou adultos que apresentam uma deficiência sensorial primária (auditiva ou visual) e adquirem a outra, após a aquisição de uma língua (Português ou língua de sinais), como também ocorre a aquisição da surdocegueira sem outros antecedentes.

 
                                      

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