Pontos principais a serem considerados no programa de atendimento ao Surdocego

                                     
• O desenvolvimento da comunicação e da linguagem é o centro do programa para crianças surdocegas.
• Os canais sensoriais de distância - visão e audição - têm um papel determinante para o processo do desenvolvimento da comunicação.
• A visão proporciona a apreensão do concreto, o que permite ter acesso ao mundo e despertar progressivamente a curiosidade. É o que faz movimentar-se e começar a explorar o ambiente.
• A audição permite a manutenção do contato visual.Permite também, o desenvolvimento do pensamento simbólico, da sequencialização e da noção do tempo.
• A associação dessas duas capacidades perceptivas proporciona à criança, além do desenvolvimento da antecipação de acontecimentos, a previsão de perigos potenciais.
• Para os surdocegos o mundo inicialmente, apresenta-se caótico, desorganizado e potencialmente perigoso, pois o uso dos canais de distância (visão e audição) é muito limitado ou até mesmo inexistente.
• Não proporcionar estímulo ou aventura para descobrir esse mundo que o cerca, leva-o, em alguns casos, ao isolamento.

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